Listas

10 livros com até 150 páginas para você ler rapidinho

De vez em quando, tudo que a gente precisa é de uma leitura curtinha e rápida, não é mesmo? Nessas horas, tenho gostado de recorrer a contos e HQs, mas sei que nem todo mundo consegue se conectar com as histórias nesses formatos.

Ultimamente tenho enfrentado dificuldades de concentração, ler histórias longas tem sido um martírio e esses livros com poucas páginas têm salvado minha relação com o universo literário. São tramas mais ágeis, sem muita enrolação, o que não significa que sejam menos surpreendentes que livros com 300 páginas ou mais.

Pensando nisso, trouxe uma listinha de livros com até 150 páginas, o que eu já considero um romance curtinho (alguns chamam de novelas, mas não vamos nos prender a rótulos aqui). São dicas para você, que está precisando de uma leitura mais rapidinha ou quer tramas mais enxutas para intercalar com outros livros, lembrando que o número de páginas pode variar conforme a edição.


1. A máquina do tempo – H. G. Wells (Pandorga, 112 páginas)

Curte a ideia de viajar no tempo? Então esse livro é perfeito para você. Em A máquina do tempo, o protagonista constrói uma máquina capaz de se mover pela Quarta Dimensão e viaja até o ano 802.701 d. C. Lá, o Viajante do Tempo descobre os Elóis, os humanos da época, e seus predadores, os Morlocks. A obra foi adaptada duas vezes para o cinema, em 1960 e em 2022.

2. Kramp – María José Ferrada (Moinhos, 96 páginas)

Em Kramp, a escritora e jornalista chilena María José Ferrada apresenta uma história simples, mas cheia de significado. Acompanhamos as aventuras e aprendizados de M., uma garotinha que acompanha o pai, D., caixeiro-viajante, viajando pelo interior do Chile dos anos 1970. Repleto de metáforas para explicar a vida e o funcionamento do mundo, Kramp é um daqueles livros que faz com que a gente se pergunte como cabe tanta coisa boa em menos de 100 páginas.

3. Candyman – Clive Barker (DarkSide Books, 112 páginas)

Se você é fã de terror, com certeza já ouviu falar de Clive Barker, seja pelos seus livros ou pelas adaptações cinematográficas de suas obras. O filme Candyman fez o maior sucesso lá anos 1990 e é inspirado nessa novela, inicialmente chamada de The Forbidden. Candyman é uma lenda urbana com um assassino sobrenatural, cheia de mistério e uma crítica social pesada.

4. Pssica – Edyr Augusto (Boitempo, 96 páginas)

O autor paraense apresenta em Pssica uma trama eletrizante, com uma escrita única, direta e crua. Três histórias que se cruzam em um ritmo frenético, tendo como pano de fundo o tráfico de mulheres: uma adolescente sequestrada e vendida como escrava branca, um imigrante angolano, dono de uma mercearia, e um jovem que vai assumir a chefia de um grupo de ladrões.

5. O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera – Everaldo Rodrigues (Clube dos Autores, 138 páginas)

Esse aqui é um dos meus favoritos no gênero. O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera é uma novela de horror sobrenatural que se passa no Sertão dos anos 1930, no auge do cangaço. Uma cidadezinha do interior é atacada todo mês por um lobisomem. O último recurso encontrado pelo prefeito para salvar a cidade é contratar o famoso bando de um cangaceiro temido, o Capeta-Caolho, para dar fim à Besta-Fera.

6. Ascensão – Stephen King (Suma, 144 páginas)

Nem só de terror vive nosso querido Stephen King. Ascensão é mais uma prova disso. Nesse conto, Stephen King apresenta mais uma história comovente e com personagens marcantes. Scott Carey vive em Castle Rock e está passando por um momento curioso: misteriosamente, ele está perdendo muito peso, mas sua aparência continua exatamente a mesma. Mas Scott não quer pensar sobre seu problema, não agora, e vai focar nos problemas da sua vizinhança, construindo laços de amizade até então improváveis.

7. Evidências de uma traição – Taylor Jenkins Reid (Paralela, 101 páginas)

Taylor Jenkins Reid é, sem dúvida, uma das autoras mais badaladas do momento. Pra você que quer conhecer um pouco da escrita da autora, Evidências de uma traição pode ser uma boa pedida. Nesse conto, acompanhamos a troca de cartas entre Carrie e David, que não se conhecem pessoalmente, mas estão ligados por um fato curioso: seus cônjuges estão tendo um caso. Entre mágoas e segredos, Carrie e David vão construindo uma forte relação e juntos tentam entender quais caminhos tomar a partir da descoberta dessa traição.

8. Cachorro Velho – Teresa Cárdenas (Pallas, 142 páginas)

Teresa Cárdenas é uma escritora e ativista social cubana, e traz em Cachorro Velho uma narrativa carregada de emoção e da cruel realidade dos escravizados. Cachorro Velho é porteiro de uma fazendo, escravo desde que nasceu. Cansado da vida, vive perdido em suas recordações, às vezes até imaginando como seria morrer, até que outra escrava lhe procura com uma proposta: ajudar uma menina de dez anos a fugir da fazenda em que trabalham.

9. Morra, amor – Ariana Harwicz (Instante, 144 páginas)

Esse aqui é para quem gosta daquelas narrativas que desestabilizam o leitor. Morra, amor, da argentina Ariana Harwicz, é tenso do início ao fim e nos apresenta uma protagonista sufocada e reprimida pelo seu papel de mãe e esposa. Crueza, brutalidade e sensibilidade se misturam constantemente durante o livro. Tem resenha desse livro aqui no blog.

10. A palavra que resta – Stênio Gardel (Companhia das Letras, 152 páginas)

Romance de estreia do autor cearense Stênio Gardel, A palavra que resta é um romance sensível e encantador. Raimundo é um homem analfabeto que, por cinquenta anos, guardou uma carta que recebeu de Cícero, amor de sua juventude que partiu sem deixar rastros. Agora, aos 71 anos, Raimundo decide aprender a ler e a escrever, e vai finalmente poder ler as palavras de Cícero.


Pronto! Tem dica de livro para todos os gostos!
Já leu algum desses livros ou tem mais alguma dica de leitura curtinha?
Comenta aí embaixo e compartilha a lista com os amigos!


*comprando os livros indicados aqui com meu link da Amazon, você dá aquela ajudinha pra manter este blog e não gasta nem um realzinho a mais por isso <3

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *