Resenha

A cabeça cortada de Dona Justa – Rosa Amanda Strausz

Essa leitura foi uma das mais gratas surpresas da primeira metade de 2023. Rosa Amanda Strausz mistura de forma muito natural a realidade e a fantasia para contar uma saga familiar de sete gerações. Justiniana Silvério, a Dona justa, nascida em 1782, é quem narra a trama (sim, acompanhamos os pensamentos da decapitada lá do além-túmulo).

Benzedeira, Dona Justa foi parceira de vida de um barbeiro-cirurgião francês. Juntos, fizeram fama e dinheiro, aliando a sabedoria popular e os métodos científicos da rudimentar medicina da época. Apesar do ego inflado do francês, é graças aos dotes místicos de Dona Justa que ele recebe uma sesmaria de um nobre português como agradecimento pelos serviços prestados. Em testamento, ele deixa as terras para Justa, a verdadeira merecedora das terras, que vai ter que lidar com a ganância sem limites do feitor das terras que não aceita que uma mulher negra seja dona de uma fazenda e sua patroa.

[…], ela acreditava que um fato, por pior que fosse, nunca é pior do que o medo que temos dele.

O terror, mesmo não sendo o foco principal do livro, é um elemento sempre presente, e não é apenas o terror fantasioso dos fantasmas e assombrações, mas também o terror da realidade da época. Escravidão, violência racial, o abismo entre pobres e ricos, a desvalorização e a tentativa de apagamento das sabedorias populares dos povos originários e africanos, todas essas mazelas sociais que ainda nos assombram hoje em dia ambientam a trama ao longo dos 150 anos retratados.

Ela dizia que existe gente de todas as raças capaz das piores crueldades. Mas que o alcance da maldade está ligado ao poder que a pessoa tem.

Dona Justa é decapitada mas não desiste de contar a sua história, de se fazer ser lembrada e de tentar reparar todo o mal feito em suas terras, agora amaldiçoadas. De geração em geração, acompanhamos as descendentes de Justa lidando com seus próprios fantasmas, suas próprias maldições. Mesmo com alguns pontos confusos na saga da família e com alguns personagens meio estereotipados, Rosa Amanda Strausz conquistou meu coração com essa história cheia de tensão, magia e realidade.


Título: A cabeça cortada de Dona Justa
Autor(a): Rosa Amanda Strausz
Editora: Rocco
Páginas: 256
Compre na Amazon clicando aqui.

Nota 5 de 5
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *